59 ANOS
O CADEG FAZ ANIVERSÁRIO, MAS A FESTA É SUA!
A ORIGEM DO CADEG
Em 15 de novembro de 1902, assume a Presidência da República o Dr. Rodrigues Alves e nomeia para o cargo de Prefeito da cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, o extraordinário Engenheiro Francisco Pereira Passos que já havia prestado relevantes serviços ao Brasil, pois foi o construtor de uma das primeiras e a principal estrada de ferro (na época), a Dom Pedro II, a atual Central do Brasil, foi também o criador e construtor da primeira estrada cremalheira do Brasil, a de Petrópolis, e de uma das primeiras estradas de ferro, a que vai das Paineiras ao Corcovado, para servir de turismo.
Na cidade do Rio de Janeiro, Pereira Passos realizou importantes reformas, dando-lhes praticamente o aspecto moderno que tem na atualidade. A tarefa apelidada de “bota-abaixo” pelos cariocas, consistia em demolir pardieiros e cortiços infectos e abrir novas avenidas como a Avenida Central, hoje Rio Branco e a Avenida Beira Mar, ao longo da faixa litorânea e que continua pela Avenida da Ligação, atual Oswaldo Cruz, e pela praia de Botafogo, facilitando assim o acesso a Copacabana.
Mas a cidade crescia, a população aumentava e não havia um centro de distribuição de produtos agrícolas digno da capital de um país moderno. Então a prefeitura, através de licitação pública, firmou um contrato de 50 anos com a Companhia do Mercado Municipal, que construiu no largo de Moura, junto à Praça Marechal Âncora, à Praça 15 de Novembro e às barcas, que fazem hoje a travessia Rio-Niterói, um Mercado Municipal inaugurado em 14 de novembro de 1907.
Clique aqui para ler mais
Acesse também nosso site
CADEG
Rua Capitão Félix, 110
Benfica, Rio de Janeiro
(21) 3890-0202